The Moonkeeper

Moon

Jogos de exploração 2D, ou Metroidvanias, são experiências que requerem uma boa dedicação para serem aproveitados. Dado a necessidade de ir e vir por um mapa gigantesco, não são uma boa pedida para serem jogados em sessões rápidas.  Normalmente eu jogo uns 30 minutos por vez. Então vocês conseguem imaginar minha surpresa quando eu achei um Mini-Metroidvania com exatamente essa duração.

Independente da arte do jogo estar passando uma crise existencial sobre qual o número de bits que ele está remetendo, The Moonkeeper é um jogo que remete bastante ao Metroid de NES. Aliás, o desenvolvedor fez questão de colocar um molde de TV de tubo para aumentar a imersão de estar em uma experiência retrô. Nosso herói está defendendo a base lunar da Terra de um bando alienígenas malvados. Para isso, vamos esfregar LIBERDADE na cara de cada um deles atirando em tudo o que se move.

Aqui, temos o beabá do gênero: ir e vir por um mundo enquanto coletamos upgrades para alcançar lugares antes inacessíveis. Dado o fato de que cada área do mapa é uma área compacta, temos em uma versão mais light da estrutura VVVVVV, em que cada tela é um desafio único, mas que mesmo assim está ligado as outras telas. Os upgrades que são obtidos aqui são menos sobre ganhar habilidades novas e mais sobre melhorar o que já se tem. Por isso encontramos boost de dano para o seu tiro, a capacidade de pular mais alto, etc.

The Moonkeepers é um passatempo rápido para fãs do gênero, e recomendaria para qualquer pessoa cética com a estrutura que permeia alguns dos melhores jogos da história, como CastlevaniaL Symphony of the Night e Super Metroid.

Disponível para: Navegadores
Desenvolvedora: pgil
Tempo de Jogo: 30 minutos
Gratuito

 

Vini Aleixo

About Vini Aleixo

Game Designer que crítica jogos como hobby e Relações Públicas Não Oficial, Não Autorizado e Não Remunerado da Nintendo.

Leave a Reply