Rain

rain-video-game-6

 

Existe esse pequeno nicho de jogos japoneses plataforma em que você controla um personagem frágil que está constantemente fugindo de algum mal desconhecido do qual ele simplesmente não pode enfrentar. Lost in Shadow foi o primeiro jogo desse sub-sub-gênero e foi o responsável por me fazer gostar de analisar jogos de forma mais aprofundada. Infelizmente ele é uma experiência artificialmente e por isso ele não tem como entrar no site. Mas Rain é o mais próximo dele que eu posso trazer para o site.

Rain é uma história sobre um garoto atrás de uma garota que está sendo perseguida por uma criatura aterradora. O truque para que essas crianças possam progredir ilesas sempre que possível vem do fato de que ele estão invisíveis, e só conseguem ser vistas quando a chuva cai e a água modela seus corpos: estão fora dela, eles desaparecem aos olhos comuns. Mesmo assim, não estamos falando de uma perseguição assincrona: essa característica única também se aplica à todos os inimigos do jogo.

A partir daí, somos apresentados à uma série de obstáculos que envolvem puzzles contextuais com cada situação e, a medida que o jogo avança, mais e mais desafios baseados em lidar com jogabilidade de plataforma. Mas pouco da mecânica vai ser responsável por te fazer avançar: o que mais me motivava a seguir com essas crianças sob a chuva eram os pequenos detalhes dessa cidade européia feita sob a ótica japonesa, mesmo que eles sejam entregues a conta gotas. Duas horas e meia foram mais do que o suficiente para que eu pudesse aproveitar tudo o que esse mundinho tinha para oferecer.

Ao fim da trama, como muitas das obras japonesas, pouco é explicado e muito é deixado para que o próprio jogador possa preencher as lacunas com a sua imaginação, algo que nós do ocidente nem sempre estamos satisfeitos em aceitar.

 

Disponível para: PS3
Desenvolvedora: Acquire, SCE Japan Studio
Tempo de Jogo: 2 Horas e 30 Minutos
Pago

 

Vini Aleixo

About Vini Aleixo

Game Designer que crítica jogos como hobby e Relações Públicas Não Oficial, Não Autorizado e Não Remunerado da Nintendo.

Leave a Reply