Entwined

d97600bd51deca9bddfe06e9d23e2eaedfe4a61c

 

Lembro bem de quando esse jogo foi anunciado. Foi na E3 de 2014, na conferência da própria Sony. Eles simplesmente anunciaram o jogo e disseram que ele estava disponível imediatamente. É engraçado perceber que se eu tivesse comprado o jogo na hora, eu podia ter terminado antes mesmo da conferência acabar.

Entwined é um daqueles jogos com conceito simples mas que são embalados em uma vibe artística. O jogo fala sobre um peixe e um pássaro que se amam mas estão fadados a ficarem separados para sempre. Enfrentando dificuldades, eles conseguem se aproximar e unir suas almas em um único ser. Nas mecânicas, por outro lado, temos algo bem menos glamouroso: você está sempre avançando em um túnel infinito e precisa fazer com que o pássaro e o peixe passem por espaços coloridos específicos para cada um.

E ainda que o que pareça mais fácil aqui seja sentir alguma conexão com a história, o que acaba roubando a cena, surpreendentemente, são as mecânicas. Os túneis seguem infinitamente até que você consiga passar com perfeição pelos obstáculos por um número específico de vezes, além de ser necessário conseguir coletáveis para poder progredir também. A recompensa por ultrapassar essas dificuldades é poder simplesmente quebrar o eixo e poder voar livremente por um ambiente 3D, do qual, apesar de não ter a movimentação mais bem polida do mundo,
acaba sendo uma recompensa extremamente gratificante.

 

Disponível para: PS3, PS4, PS Vita
Desenvolvedora: PixelOpus
Tempo de Jogo: 1 hora
Pago

Vini Aleixo

About Vini Aleixo

Game Designer que crítica jogos como hobby e Relações Públicas Não Oficial, Não Autorizado e Não Remunerado da Nintendo.

Leave a Reply