Fixation

Fixation

 

Fixation é a prequel de um jogo filosófico e incrivelmente bonito que já apareceu aqui no Quick Saving: The Company of Myself. Fazendo muito jus ao seu antecessor, Fixation também é cheio de metáforas, lições de vida e uma linda e triste história.

Aqui você vive a história de Kathryn, uma garota cheia de problemas, tentando corrigir sua vida. Ela fuma muito, tem uma amiga querida, porém problemática e não está se dando bem nas consultas com o seu psiquiatra. Até que um dia ela conhece Jack, um rapaz misterioso que lhe mostra como pode mudar sua vida.

Muitas coisas chamam a atenção nesse curto jogo de navegador. Algumas te acertam na cara como o uso da fumaça do cigarro como parte da mecânica de resolução de puzzles, que quase parece uma metáfora óbvia demais para os pequenos vícios que nos ajudam superar o dia a dia.

Outros elementos mais delicados podem passar despercebidos. Talvez a primeira coisa a ser notada seja a progressão das cores das telas, primeiro muito escuras e frias e depois ficando cada vez mais brilhantes e coloridas, criando um mapa de sensações para a progressão da história.

Porém, acho que a metáfora que mais gosto tem muito mais a ver com o level design do jogo. Preste atenção no sentido de progressão pelo level. Não é estranho como ele começa da direita para a esquerda (ao contrário do tradicional)? E como logo depois ele muda para uma progressão que vai de cima para baixo? Apenas no final do jogo temos a progressão “normal” de esquerda para direita.

Para mim, essa é a representação perfeita de como é viver uma vida de cabeça para baixo, ter que desconstruir seus medos e traumas, se afundando cada vez mais em suas preocupações mais soturnas, enfrentar todo tipo de dificuldade e problema, e só então, finalmente emergir para uma nova fase, melhor e muito mais bonito.

 

Disponível para: Navegadores
Desenvolvedora: 2D Array
Tempo de Jogo: 1 hora
Gratuito

Patrícia Sato

About Patrícia Sato

Game Designer por formação, Artista por vocação, Cozinheira por diversão e Cat Lady por definição.

Leave a Reply