Ikachan

ikachan_splash

 

Eu já recomendei aqui Abyss, que é um jogo onde se controla uma criatura com gingado de lula por fases subaquáticas em uma experiência relaxante e pouco ambiciosa. Se você gosta desse tipo de mecânica e quer dar o próximo passo, então experimente um dos primeiros projetos do criador de Cave Story (e que também se passa mesmo universo que o jogo), Ikachan.

Ikachan é uma simpática lula que faz a vez de protagonista silencioso. Ela acorda sem memórias em um complexo de carvenas sub-aquática que está  sem ligação com o resto do oceano, e por isso sua população de  está sofrendo com uma escassez de comida, e toda a região está sendo comandada por um peixe gigante chamado Ironhead. Cabe a Ikachan salvar resolver todos os problemas.

O jogo é uma versão compacta da experiência de um Metroidvania. Você irá de lá pra cá conversando com NPCs, resolvendo problemas, conseguindo novas habilidades e etc., que aos poucos vão abrindo mais e mais lugares. Por ser um dos primeiros jogos do criador, a mecânica não é a mais desenvolvida de todas, mas fora isso, o jogo é embalado em todos os outros elementos que marcam o legado Daisuke “Pixel” Amaya: personagens simpáticos e bonitinhos, um pixelart extremamente charmoso e uma trilha sonora ótima e grudenta ao mesmo tempo.

O jogo foi lançado originalmente para PC de forma gratuita, e recebeu uma remasterização paga para 3DS, que adiciona novas localidades,  nova tradução, múltiplos slots para salvar, menus refeitos e 3D. Mesmo assim, a experiência de ambos os jogos é basicamente a mesma e, por isso, aqueles que não forem donos de um 3DS podem jogar o freeware sem grandes problemas.

 

Disponível para: PC e 3DS
Desenvolvedora: Studio Pixel  e Nicalis Inc.
Tempo de Jogo: 1  Hora e 30 Minutos
Gratuito (PC) e Pago (3DS)

Vini Aleixo

About Vini Aleixo

Game Designer que crítica jogos como hobby e Relações Públicas Não Oficial, Não Autorizado e Não Remunerado da Nintendo.

Leave a Reply